quinta-feira, 28 de agosto de 2014





Avaliação Postural: cada indivíduo tem uma postura diferenciada.
Qual das disfunções começou primeiro: a física ou a psicológica?


Muitas pessoas se queixam de dor e limitação funcional relacionadas com alterações da coluna vertebral e das estruturas que a rodeiam. O fenômeno doloroso, principalmente aquele de caráter crônico de longa duração causa, muitas vezes, grande incapacidade funcional, laborativa, social e familiar, comprometendo, de forma significativa, a qualidade de vida do indivíduo, trazendo com ele uma série de graves alterações psicológicas associadas.
Cada indivíduo apresenta características individuais de dor e/ou postura que podem vir a ser influenciada por vários fatores: anomalias congênitas e/ou adquiridas, má postura, obesidade, alimentação inadequada, atividades físicas sem orientação e/ou inadequadas, distúrbios respiratórios, desequilíbrios musculares, frouxidão ligamentar, doenças psicossomáticas e outros. A análise da postura envolve a identificação e a localização dos segmentos corpóreos relativos à linha de gravidade. É importante lembrar que a avaliação postural deve determinar se um segmento corporal ou articulação desvia-se de um alinhamento postural ideal. Portanto, podemos entender que na avaliação postural o paciente deve evitar rigidez e manter posições naturais, sem forçar.
 O alinhamento esquelético ideal utilizado como padrão consiste nos princípios científicos válidos, envolvendo uma quantidade mínima de esforço e sobrecarga, que conduz ao corpo. Devemos visualizar o equilíbrio global do corpo que situa-se no ponto anteroposterior, anterior ao maléolo lateral e, para os desvios laterais, entre os calcanhares.
Nesses casos, o tratamento deverá ser individualizado e mais abrangente, voltado para o alívio da dor e para a reabilitação em todos os aspectos da sua vida comprometidos pela incapacidade funcional.
Portanto, o objetivo principal da avaliação postural é identificar os desequilíbrios mais evidentes a fim de evitar prescrição de exercícios que possam vir a acentuar esses desequilíbrios. A boa postura é aquela que melhor ajusta nosso sistema musculoesquelético, equilibrando e distribuindo todo o esforço de nossas atividades diárias, favorecendo a menor sobrecarga em cada uma de suas partes. Assim, as dores crônicas da coluna vertebral estão muito relacionadas com os contextos social e cultural de cada país e até de cada região de um mesmo país.
  Ft. Paula Nakamura


eSPAÇO zEN COM MASSAGENS, SHIATSU, MASSAGEM COM PEDRAS QUENTE E DRENAGEM LINFÁTICA COM BAMBU.
Consultório Nakamura Zen

Sejam Bem Vindos ao nosso Blogger!

Consultório Nakamura Zen é bem localizado em Moema dentro da Clínica Saúde & Arte Moema onde somos formados por uma equipe de profissionais especializada com tratamentos terapêuticos e estéticos como:



 Consultório Nakamura Zen